Aula 13 e 14
Sumário:
Meta 1: as ferramentas de comunicação e regras de conduta (utilização do Skype).
Meta 1: gestão da informação (utilização do Dropbox).
Meta 3: comunicação e colaboração em rede (ambientes colaborativos como o moodle).
Comunicação e colaboração em rede
1. Participar em ambientes colaborativos na rede como estratégia de aprendizagem individual e como
contributo para a aprendizagem dos outros, através da partilha de informação e conhecimento, usando
plataformas de apoio ao ensino e aprendizagem:
1. Conhecer e utilizar plataformas para interagir com colegas, professores e especialistas ou
outros, apoiando aprendizagens individuais ou de grupo;
2. Efetuar o registo e aceder a uma plataforma de apoio ao ensino e aprendizagem;
3. Distinguir diferentes tipos de utilização de uma plataforma de apoio ao ensino e aprendizagem;
4. Participar em atividades disponíveis numa plataforma (entendem-se como atividades possíveis,
por exemplo, as desenvolvidas no âmbito da disciplina de TIC, na plataforma da escola do
aluno);
5. Colaborar em equipas de trabalho ou em projetos onde se produzem trabalhos originais sobre
uma temática específica, a definir no âmbito dos trabalhos práticos a realizar na disciplina de
TIC.
6. Ter um comportamento adequado quando participa numa plataforma de apoio ao ensino e
aprendizagem.
2. Utilizar as redes sociais de forma segura e responsável para comunicar, partilhar e interagir:
1. Conhecer e respeitar os participantes e as regras básicas de funcionamento de uma rede social
estabelecida na Internet;
2. Reconhecer os riscos de utilização das redes sociais e adotar práticas de segurança na sua
utilização, nomeadamente no que diz respeito à privacidade dos dados;
3. Gerir o seu perfil de forma adequada, mantendo-o disponível apenas para os membros da
família e amigos próximos;
4. Disponibilizar e gerir informações pessoais de forma segura e responsável;
5. Gerir, de forma segura e responsável, a lista de utilizadores da sua rede de amizades, de
contatos e de seguidores;
6. Respeitar os direitos de autor quando disponibiliza ou partilha textos, imagens, sons e/ou
vídeos;
7. Conhecer o potencial das redes sociais no que respeita às capacidades de partilha de
informação, de colaboração, de acesso ao conhecimento e de divulgação de ideias;
8. Construir, de modo colaborativo, uma página sobre uma temática de interesse para a disciplina
de TIC, numa rede social;
9. Criar um grupo de interesse e nele participar ativamente, dentro de uma rede social, sobre uma
temática relevante para a disciplina de TIC.
1. Gerir, de forma eficiente, dados guardados na Internet:
1. Explorar serviços de armazenamento de dados na Internet;
2. Abrir uma conta de utilizador num serviço de armazenamento;
3. Guardar dados localmente e na Internet, estabelecendo a respetiva diferença;
4. Gerir e partilhar documentos na Internet, nomeadamente trabalhos produzidos no âmbito da
disciplina de TIC ou outras.