Aula 19 e 20
Sumário:
Entrega e correção da ficha de avaliação.
Scratch:
- Utilizar um Sprite e de um palco;
- Separadores: Blocos, trajes e sons;
- Instruções: movimento, controlo, aparência, sensores e som.
Demonstração e execução de exemplos, utilizando os diferentes tipos de instruções.
Exploração de ambientes computacionais
1. Criar um produto original de forma colaborativa e com uma temática definida, com recurso a
ferramentas e ambientes computacionais apropriados à idade e ao estádio de desenvolvimento
cognitivo dos alunos3, instalados localmente ou disponíveis na Internet, que desenvolvam um modo de
pensamento computacional, centrado na descrição e resolução de problemas e na organização lógica
das ideias.
1. Identificar um problema a resolver ou conceber um projeto desenvolvendo perspetivas
interdisciplinares e contribuindo para a aplicação do conhecimento e pensamento computacional
em outras áreas disciplinares (línguas, ciências, história, matemática, etc.);
2. Analisar o problema e decompô-lo em partes;
3. Explorar componentes estruturais de programação (variáveis, estruturas de decisão e de
repetição, ou outros que respondam às necessidades do projeto) disponíveis no ambiente de
programação;