Aula 19 e 20

Sumário:

Entrega e correção da ficha de avaliação.

Scratch:

- Utilizar um Sprite e de um palco;

- Separadores: Blocos, trajes e sons;

- Instruções: movimento, controlo, aparência, sensores e som.

Demonstração e execução de exemplos, utilizando os diferentes tipos de instruções.

Exploração de ambientes computacionais

 

1. Criar um produto original de forma colaborativa e com uma temática definida, com recurso a

ferramentas e ambientes computacionais apropriados à idade e ao estádio de desenvolvimento

cognitivo dos alunos3, instalados localmente ou disponíveis na Internet, que desenvolvam um modo de

pensamento computacional, centrado na descrição e resolução de problemas e na organização lógica

das ideias.

 

        1. Identificar um problema a resolver ou conceber um projeto desenvolvendo perspetivas

        interdisciplinares e contribuindo para a aplicação do conhecimento e pensamento computacional

        em outras áreas disciplinares (línguas, ciências, história, matemática, etc.);

        2. Analisar o problema e decompô-lo em partes;

        3. Explorar componentes estruturais de programação (variáveis, estruturas de decisão e de

        repetição, ou outros que respondam às necessidades do projeto) disponíveis no ambiente de

        programação;